As principais vantagens em terceirizar a limpeza da sua empresa


Manter a empresa limpa é indispensável tanto para que os funcionários trabalhem melhor como para causar uma boa impressão nos clientes. Mas atenção: isso não significa que o negócio tem que montar uma equipe de limpeza própria, arcando com todas as atribulações envolvidas nesse processo! Já considerou a terceirização como possibilidade? Cada vez mais comum, terceirizar a limpeza da organização traz benefícios que vão muito além de ter um local apropriado para o uso, relacionando-se também com a gestão em geral. Por essas e outras, que tal conhecer agora mesmo as principais vantagens da terceirização desse serviço e o que precisa ser observado ao contratar esse prestador? Confira:


Como contratar a prestadora ideal?

Antes mesmo de conhecer as vantagens em se terceirizar a limpeza é preciso saber como escolher a prestadora de serviço ideal para sua empresa. Lembrando que essa contratação deve ser feita da maneira correta porque, do contrário, acaba não sendo possível observar as vantagens do serviço. Assim, para a contratação é preciso que você:


Conheça a situação trabalhista e certidões da empresa


Não é por se tratar de um serviço terceirizado que sua empresa está dispensada da responsabilidade de garantir os direitos trabalhistas. Por isso, antes de contratar a prestadora de serviços, confira se a empresa está com todas as suas obrigações trabalhistas na mais perfeita ordem. Isso diminui, inclusive, as chances de ocorrer um desentendimento ou até uma greve, prejudicando assim seu negócio.


Solicite, antes de contratar uma referida empresa, todas as certidões, garantindo a idoneidade da empresa em relação a suas obrigações legais.


Verifique seu posicionamento de mercado


Também é necessário que você conheça qual é o posicionamento de mercado da empresa que será contratada. Ela é a mais especializada no ramo ou na região? Está em crescimento ou vem apresentando problemas financeiros? Seus serviços são bem recomendados? Em caso de falta, a reposição do funcionário é rápida? Responder a essas perguntas é essencial para garantir que a prestadora seja capaz de fornecer o serviço contratado com qualidade, eficiência e por um preço justo, fazendo valer a relação entre custo e benefício.


Quais as vantagens da terceirização?


De fato, esse tipo de terceirização é capaz de trazer impactos realmente positivos para o negócio, desde que seja feita da maneira correta. Dessa forma, os principais benefícios incluem:


Qualidade


Ao contar com a parceria de uma empresa qualificada que se dedica exclusivamente à limpeza de negócios, o nível de qualidade da limpeza feita em sua organização subirá às alturas. E essa consequência está, inclusive, relacionada à quantidade de investimentos feita pela prestadora em busca de melhores resultados. Pense bem: por não se tratar do objetivo do seu negócio, é extremamente improvável que você dedicasse muitos recursos a esse setor, certo? E esse investimento obviamente diminuiria a qualidade da limpeza.

Além disso, no caso de faltas, algo muito comum nesse setor, a empresa contratada conta com uma equipe de Reserva Técnica, que permite fazer rapidamente a reposição do funcionário faltante, não deixando desfalcada a limpeza da empresa.


Eficiência


Justamente pelo nível de especialização na prática de sua atividade, uma prestadora terceirizada de serviços de limpeza consegue fornecer muito mais eficiência nos trabalhos. Por contar com métodos e processos próprios, além de uma gestão focada em resultados, é muito mais fácil que a empresa terceirizada consiga o máximo de produtividade da equipe, consequentemente levando a resultados melhores.


Riscos


Por serem terceirizados, os funcionários responsáveis pela limpeza não terão qualquer tipo de vínculo trabalhista com sua empresa. E embora seja necessário verificar as condições trabalhistas da prestadora antes de se decidir por sua contratação, essa especificidade gera um risco bem menor de problemas relacionados ao assunto, caso a escolha da empresa de limpeza for bem-feita. Nesse caso, a demissão, por exemplo, deixa de ser um problema. Assim, se sua empresa não está satisfeita com os serviços, basta encerrar o contrato, dentro dos termos estabelecidos, e então procurar outra prestadora. Se a equipe fosse interna, por outro lado, seria necessário passar por todo o processo de demissão, que inclusive poderia resultar em problemas judiciais caso feito da maneira incorreta.


Foco na atividade-fim


Se a atividade-fim da sua empresa é em outro setor que não o da limpeza, ao terceirizar essa área, seu negócio pode passar a dedicar atenção, esforços e recursos para aquilo que é realmente importante para seu crescimento. Imagine, por exemplo, um shopping. Sem a terceirização de serviços de limpeza, o negócio teria que deixar de realizar melhorias na praça de alimentação, por exemplo, para poder garantir a higienização dentro de certos padrões. O mesmo acontece com sua empresa! Podendo oferecer dedicação exclusiva, maior se torna a competitividade do seu negócio e melhores consequentemente são os resultados.


Custos


É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando a limpeza, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.


Além do mais, uma empresa de limpeza especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização os equipamentos/maquinários corretos.


Além disso, com a terceirização da limpeza, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.


Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização da limpeza através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.


Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.



A MAKTUB é uma boa opção para terceirizar os seus serviços de limpeza. Agora que você já sabe como e por que, comente aqui e não deixe de compartilhar nas redes sociais!

#equipe #terceirização

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square